segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Potencial dos (e-)portefólios enquanto instrumentos de aprendizagem e avaliação

Um portefólio em contexto educativo apresenta várias potencialidades ao nível das aprendizagens e avaliação. Este pode ser utilizado como “uma estratégia de promoção de aprendizagens, um registo de desenvolvimento pessoal e/ou profissional, um instrumento de avaliação académica dos alunos (…)” (Gomes & Alves, 2010, p.3)

Um portefólio é uma colecção de trabalhos recolhidos, seleccionados, organizados e reflectidos pelo aluno para demonstrar o conhecimento adquirido e evolução da sua aprendizagem (Barrett, 2006). Um e-portefólio pode ser visto como “a digitized collection of artifacts, including demonstrations, resources, and accomplishments that represent an individual, group, (…). This collection can be comprised of text-based, graphics, or multimedia elements archived on a Web site or on other electronic media such as a CD-ROM ou DVD.” (Lourenzo, 2005, p.1).

Os portefólios proporcionam uma visão global do percurso do aluno, permitem regular a sua aprendizagem, propiciam uma maior comunicação entre professores, alunos e pais e conduzem a mudanças nas práticas educativas (Alves & Gomes, 2007).

Um portefólio usado como instrumento de avaliação da aprendizagem deve retratar duas vertentes: “produtos” e “processos”. Isto é, deve incluir não só os trabalhos realizados pelos alunos que demonstrem as aprendizagens alcançadas, mas também reflexões reveladoras da forma como os alunos conseguiram obter os resultados evidenciados (Gomes & Alves, 2010).
O vídeo que se segue mostra as vantagens dos e-portefólios...



Durante as minhas pesquisas encontrei no blog mir@gens um post sobre portefólios digitais. O título do post é Um livro sobre portefólios digitais onde se pode ler a introdução do livro. Parece ser um livro interessante. Para aceder ao post clicar aqui.


Alves, A. P. & Gomes, M. J. (2007). Como organizar Portefólios na sala de aula de Matemática. In Actas do Congresso ProfMat-07 [CD-ROM]; Lisboa: Associação de Professores de Matemática. Consultado em Janeiro, 16, 2010, disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7665
Barrett, H. C. (2006) Using Electronic Portfolios Barrett for Classroom Assessment. Consultado em Janeiro, 10, 2010 disponível em http://electronicportfolios.com/portfolios/ConnectedNewsletter-final.pdf
Gomes, M. J.& Alves, A. P. (2010, Julho). Potencial educativo dos e-portefólios. E-curriculum, v.5, n.2. Consultado em Janeiro, 12, 2010, disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3351
Lourenzo, G. & Ittelson, J. (2005, Julho) An Overview of E-Portfolios. EDUCAUSE: EDUCAUSE Learning Initiative. Consultado em Janeiro, 12, 2010, disponível em http://educause.edu/ir/library/pdf/ELI3001.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário