domingo, 30 de janeiro de 2011

Novos desafios e novas oportunidades na adopção institucional do e-learning

Reflexão sobre os novos desafios e novas oportunidades na adopção institucional do e-learning.

A adopção do sistema de ensino a distância trouxe desafios às instituições de educação/formação que adoptaram esta modalidade de ensino tanto pelas resistências assumidas ou ocultas a estas práticas de formação como pelas exclusões digitais que comporta, bem como, pelos desafios institucionais a nível de: infra-estruturas e apoio técnico, gestão administrativa, competências e reconhecimento profissional, recursos pedagógicos e e-conteúdos. No que diz respeito às resistências às práticas de formação online, estas podem ser de naturezas diversas, tais como, individuais, institucionais, omitidas, passivas, activas e declaradas (Gomes, 2008). Os principais factores que podem levar à exclusão digital são de natureza cultural, económica, tecnológica e condições de acessibilidade (Gomes, 2008). As resistências ao nível de natureza cultural estão intimamente ligadas a problemas de literacia digital, já ao nível económico surgem problemas com custo de equipamentos e comunicações. Associadas às resistências a nível tecnológico estão as carências nas infra-estruturas tecnológicas. Por fim, o desrespeito pelas normas de acessibilidade digital provoca resistências ao nível das condições de acesso. Segundo Gomes (2005), os desafios colocados às instituições na prática de e-learning podem classificar-se em quatro vertentes: desafios ao nível das infra-estruturas e apoio técnico, ao nível da gestão administrativa, ao nível das competências e reconhecimento profissional e ao nível dos recursos pedagógicos e e-conteúdos. Ao nível das infra-estruturas reportam-se aspectos de software, plataformas de gestão de aprendizagem (Learning Management System) e hardware, redes de banda larga quer Ethernet quer por sistemas Wireless. Em relação ao apoio técnico é necessário garantir a existência de recursos humanos que assegurem o funcionamento em pleno das referidas infra-estruturas. Os desafios relativos à gestão administrativa prendem-se com tarefas como matrículas, pagamentos de propinas, acesso às classificações, entre outros. Estas tarefas são normalmente asseguradas pelos “serviços académicos” das instituições de ensino. Estes serviços de carácter administrativo devem ser disponibilizados online. No que concerne aos desafios ao nível das competências do reconhecimento profissional é preciso assegurar formação aos profissionais no desenvolvimento das competências tecnológicas e a nível pedagógico. Por fim, ao nível dos recursos pedagógicos e e-conteúdos é necessário criar um repositório onde seja possível armazenar, disponibilizar e registar os recursos pedagógicos.
A implementação das práticas de e-learning, como estratégia ao nível formativo, pode beneficiar de uma prévia análise do seu potencial. Como base de análise e concepção de um plano de inclusão das práticas de e-elearning nas ofertas formativas de uma instituição de ensino podem ser usadas as dimensões de uma análise SWOT, acrónimo resultante das palavras Strengths (pontos fortes); Weaknesses (pontos fracos); Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) (Gomes, 2008).


Referências

Gomes, M. J. (2005). Desafios do e-elearning: do conceito às práticas. In L. S. Almeida & B. D. Silva (coords.). Actas do VIII Congresso Galaico-Português de PsicoPedagogia. 2005. Braga: CIEd / IEP / UM; pp. 66-76. Consultado em 29 de Janeiro de 2011, disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/3339/1/Educa%C3%A7%C3%A3o-online.pdf
Gomes, M. J. (2008). Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning: novos desafios, novas oportunidades. Revista e-Curriculum, Vol 3, nº 2, São Paulo: PUCSP. Consultado em 29 de Janeiro de 2011, disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8678/1/gomesmj_08.pdf

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