domingo, 23 de janeiro de 2011

Gerações da EaD

Ao fazer uma retrospectiva da EaD, verifica-se que ela existe desde tempos remotos atravessando uma constante evolução até aos dias de hoje. Reconhece-se que as tecnologias e o seu potencial são elementos determinantes para a viabilidade e o sucesso da EaD. Elas possibilitam a mediatização em termos dos conteúdos pedagógicos e a interacção entre alunos/professores, aluno/aluno e alunos/instituição (Gomes, 2008), no entanto, as suas características, de certo modo, são uma condicionante na abordagem pedagógica na EaD.
A constante evolução das tecnologias obrigam a que a EaD seja alvo de uma contínua reflexão e o facto de disponibilizarem diferentes formas de publicar, comunicar e colaborar dão origem a uma diversificação de modelos EaD. Em termos de modelos de mediatização de conteúdos e de comunicação professor/aluno e aluno/aluno são consideradas seis gerações (Gomes, 2008).
Embora se fale na sexta geração parece ser a quarta a mais utilizada nos dias de hoje, talvez por a tecnologia usada, Internet-Web, ser utilizada em larga escala a nível global permitindo novas formas de comunicar e uma interacção rápida, eficaz e económica.
Pela particularidade de cada uma das diferentes gerações da EaD, estas não se substituem umas às outras mas complementam-se. Dependendo dos destinatários, das infra-estruturas e tecnologias disponíveis todas elas têm a sua função e cabimento na EaD.
As tecnologias são manifestamente essenciais para um bom desempenho da EaD que surgiu como meio de proporcionar oportunidades de formação académica e /ou profissional independentemente da hora e do lugar ultrapassando barreiras como distância, isolamento, horários laborais entre outras. À medida que a tecnologia foi evoluindo a EaD soube aproveitar essa evolução fazendo com que se proporcionasse mais rápido, de forma mais eficaz e com mais interacção. Aliada às tecnologias a EaD têm vindo a desenvolver um importante papel nos contextos educacionais.



Para aceder ao comentário feito por mim ao texto “Na senda da inovação tecnológica na Educação a Distância” clique aqui.

Referência Bibliográfica
Gomes, M. J. (2008). Na senda da inovação tecnológica na Educação a Distância. In Revista Portuguesa de Pedagogia; ano 42-2, p.181-202. Coimbra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Consultado em 9, Janeiro, 2010, disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/8073

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