sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Problemática da avaliação das aprendizagens online

Voltando ao tema Avaliação deixo aqui a minha síntese sobre a avaliação das aprendizagens online.

Os cursos a distância são uma realidade que se tem estendido a uma crescente população. Esta modalidade de ensino tem obrigado a repensar a forma de avaliar as competências adquiridas pelos formandos. A avaliação deve ser entendida
"(…) não como uma forma punitiva e excludente, mas antes como um meio que possibilita aprendizagens múltiplas, a partilha de conhecimento entre o professor e o aluno, tornando o acto de ensinar e aprender, um momento rico e permeado de novas experiências." (Lisbôa, E.; Junior, J.; Coutinho, C., 2009:1767).
Avaliar não é uma tarefa fácil seja qual for a modalidade de ensino, presencial ou a distância. Em contextos online, a verificação da identidade dos alunos apresenta-se como uma das dificuldades no processo da avaliação das aprendizagens. No entanto, este obstáculo poderá ser ultrapassado ao estabelecer uma relação de conhecimento com cada aluno que leve à construção do seu “perfil”, possibilitando o reconhecimento das suas produções.
Para ajudar o professor a construir esse “perfil” e adquirir um maior grau de confiança na identidade de cada aluno, deve-se partir para uma prática de avaliação contínua através de uma diversificação de momentos, fontes, instrumentos e actividades cruzando informações (Gomes, 2009). Também, os critérios de avaliação devem ser discutidos entre docentes e discentes de forma interactiva, uma vez que, ao envolver o discente na avaliação está-se a criar condições para que ele melhore o seu processo de aprendizagem.
As estratégias e modalidades de avaliação adoptadas devem permitir a (auto) regulação das aprendizagens, mostrar evidências do percurso realizado e das competências desenvolvidas pelos alunos. Isto é possível recorrendo a fóruns de discussão, chats e elaboração de portefólios, que permitem uma construção crítica e reflexiva do conhecimento.
O professor deve acompanhar de perto o progresso dos seus alunos dando-lhes feedback da sua aprendizagem ao longo do curso, pois a finalidade da avaliação deve ser “ajudar o aluno a melhorar a sua aprendizagem incentivando-o a analisar o processo para melhorar o produto.” (Lisboa, E.; Junior, J.; Coutinho, C., 2009:1767). Por isso, a avaliação deve ser processual e não basear-se, apenas, numa prova, valorizando-se mais o processo do que o produto.
No chat o ensino/aprendizagem desencadeia-se num espaço parecido com a sala de aula tradicional, na medida em que, professor e alunos se encontram em simultâneo, numa hora combinada previamente. É um espaço para a construção de sentimentos de pertença, um espaço em tempo real, onde se constrói o conhecimento através de perguntas do professor entrepostas com respostas dos alunos. É uma forma síncrona de se expor os conteúdos e verificar se os conhecimentos foram adquiridos numa interpelação constante entre todos os envolvidos nesse processo (Silva, 2010). Utilizando esta interface, o professor pode, através da observação do modo como se exprimem os alunos e da apreciação do seu desempenho, fazer uma avaliação contínua e progressiva, dando feedback aos alunos das suas aprendizagens para que possam melhorar o seu produto.

Referências
Gomes, M. J. (2009). Problemáticas da avaliação em educação online. In P. Dias & A. J. Osório (Org.). Actas da Conferência Internacional de TIC na Educação: Challenges 2009. Braga: Universidade do Minho, pp. 1675-1693. Consultado em 29 de Janeiro de 2011, disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9420/1/Challenges-09-mjgomes.pdf
Lisbôa, E. S.; Junior, J. B. B.& Coutinho, C. P. (2009). Avaliação de Aprendizagens em Ambientes Online: O Contributo das Tecnologias Web 2.0. In P. Dias & A. J. Osório (Org). Actas da Conferência Internacional de TIC na Educação: Challenges 2009. Braga: Universidade do Minho, pp. 1765-1778. Consultado em 30 de Janeiro de 2011, disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9425/1/ao_049.pdf
Silva, M. (2010). Avaliação da Aprendizagem em cursos online. Consultado em 30 de Janeiro de 2011, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=S7uUd6afEYE

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