sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Encerramento

Este post tem como propósito fazer o encerramento deste blog que serviu de e-portefólio no âmbito da unidade curricular (UC) Educação a Distância e e-Learning, onde se foram colocando trabalhos/reflexões realizados (as) para esta UC.
O blog é constituído por vários post: um inicial com referência ao contexto em que este surgiu, outros alusivos aos vários temas abordados nas aulas da UC, como o potencial dos portefólios, e-learning, as gerações da educação a distância, conceito e-learning, b-learning e m-learning, teorias da educação a distância, actions model de Tony Bates, novos desafios e novas oportunidades na adopção institucional do e-learning e problemática da avaliação das aprendizagens online, outro relativo ao trabalho realizado em grupo e um post de encerramento.

Os post foram abertos regularmente. Enquanto uns estavam intimamente relacionados com os conteúdos da UC, outros advieram de leituras e pesquisas efectuadas relacionadas com as temáticas abordadas nesta UC que achei pertinente partilhar.

Estas reflexões, subordinadas a temas que reconheço de grande interesse, contribuíram para alargar os meus conhecimentos académicos. Dos temas abordados, ressalta a problemática na avaliação online, por ser uma matéria que me desperta particular interesse na minha praxis enquanto professora. Avaliar não é uma tarefa fácil e no sistema de ensino online torna-se, ainda, mais complexa. No entanto, há já mecanismos que nos podem auxiliar. É um tema que, no meu entender, merece ser reflectido para que a avaliação seja feita de uma forma mais objectiva e justa possível.

Foi o meu primeiro blog e achei uma experiência gratificante. Permitiu-me o contacto com várias aplicações e a realização de diversas experiências que considero proveitosas para o meu enriquecimento curricular. Permitiu-me, ainda, acompanhar e aprofundar os conteúdos abordados de forma mais permanente. O facto de poder partilhar informação no blog despertou-me a curiosidade de pesquisar mais sobre as temáticas abordadas na UC e, por conseguinte, contribui para adquirir e consolidar conhecimentos.

Até sempre…

3 comentários:

  1. Oi, a tua experiência foi semelhante à minha pq este foi o nosso 1º blogue, que nos preocupou um pouco no início, mas no fim foi algo interessante de aprender.
    Com isto continuamos a compreender que na vida há sempre novas experiências, que muitas vezes parecem que vão ser amargas e que acabam por ser doces. Penso que este bloge foi um pouco isso, no início custou, mas depois até foi divertido criar postagens, ver um site e colocar aqui, entre outros. Principalmente a partilha entre amigos, penso que essa para nós foi fundamental. Inté ao próximo semestre, Zé

    ResponderEliminar
  2. Reconheço que poucas vezes visitei os blogues dos meus colegas de grupo.
    Li todos os teus trabalhos, os quais evidenciam rigor e pertinência nas análises e nos materiais seleccionados.
    Até breve e muitos sucessos!

    ResponderEliminar
  3. Paula, parabéns pelo teu primeiro blogue! Está muito bem estruturado, dinâmico e actual. Penso que estás prontíssima para criar um blogue sobre o PTE...o teu magnífico trabalho merece destaque ;D! Tal como este, seria esclarecedor e pertinente, numa altura em que se fala tanto na formação de professores na área das TIC e na alteração do currículo que elimina a Área de Projecto/TIC no 8º ano. Vou dar uma vista de olhos aos relatórios sobre a implementação do PTE que gentilmente disponibilizaste e que todos deverão ler e tirar conclusões.
    Até Breve!

    ResponderEliminar