sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Encerramento

Este post tem como propósito fazer o encerramento deste blog que serviu de e-portefólio no âmbito da unidade curricular (UC) Educação a Distância e e-Learning, onde se foram colocando trabalhos/reflexões realizados (as) para esta UC.
O blog é constituído por vários post: um inicial com referência ao contexto em que este surgiu, outros alusivos aos vários temas abordados nas aulas da UC, como o potencial dos portefólios, e-learning, as gerações da educação a distância, conceito e-learning, b-learning e m-learning, teorias da educação a distância, actions model de Tony Bates, novos desafios e novas oportunidades na adopção institucional do e-learning e problemática da avaliação das aprendizagens online, outro relativo ao trabalho realizado em grupo e um post de encerramento.

Os post foram abertos regularmente. Enquanto uns estavam intimamente relacionados com os conteúdos da UC, outros advieram de leituras e pesquisas efectuadas relacionadas com as temáticas abordadas nesta UC que achei pertinente partilhar.

Estas reflexões, subordinadas a temas que reconheço de grande interesse, contribuíram para alargar os meus conhecimentos académicos. Dos temas abordados, ressalta a problemática na avaliação online, por ser uma matéria que me desperta particular interesse na minha praxis enquanto professora. Avaliar não é uma tarefa fácil e no sistema de ensino online torna-se, ainda, mais complexa. No entanto, há já mecanismos que nos podem auxiliar. É um tema que, no meu entender, merece ser reflectido para que a avaliação seja feita de uma forma mais objectiva e justa possível.

Foi o meu primeiro blog e achei uma experiência gratificante. Permitiu-me o contacto com várias aplicações e a realização de diversas experiências que considero proveitosas para o meu enriquecimento curricular. Permitiu-me, ainda, acompanhar e aprofundar os conteúdos abordados de forma mais permanente. O facto de poder partilhar informação no blog despertou-me a curiosidade de pesquisar mais sobre as temáticas abordadas na UC e, por conseguinte, contribui para adquirir e consolidar conhecimentos.

Até sempre…

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Evolução tecnológica e modelos de educação a distância: Do ensino por correspondência ao mobile learning

Clica na imagem para ver a bd em grande.

Para esta Unidade Curricular (UC) foi pedido que realizássemos um trabalho de grupo relativo a um tema da UC e que integrasse tecnologia. O meu grupo escolheu o tema Evolução tecnológica e modelos de educação a distância: Do ensino por correspondência ao mobile learning e decidiu fazer um Podcast misturado com imagens que retratassem as várias gerações. Todos nós participámos activamente neste trabalho. No Podcast cada um gravou uma parte do texto e foi muito divertido fazê-lo. Nas imagens fizemos um morph, que na minha opinião resultou muito bem. Para finalizar fizemos uma mini banda desenhada (BD) onde falamos das 6 gerações da Educação a Distância (EaD). Adorei fazer este trabalho que me permitiu além de consolidar os conhecimentos em relação às gerações da EaD trabalhar com software que nunca tinha trabalhado e que na minha opinião acho muito interessante. Partilho convosco a BD e o podcast. Espero que gostem.


Para ter acesso ao texto do vídeo clicar aqui.

Grupo 1: Ana Luísa Curto, Armando Damião, Armando Lopes, Mª José Álvares e Paula Melo

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Problemática da avaliação das aprendizagens online

Voltando ao tema Avaliação deixo aqui a minha síntese sobre a avaliação das aprendizagens online.

Os cursos a distância são uma realidade que se tem estendido a uma crescente população. Esta modalidade de ensino tem obrigado a repensar a forma de avaliar as competências adquiridas pelos formandos. A avaliação deve ser entendida
"(…) não como uma forma punitiva e excludente, mas antes como um meio que possibilita aprendizagens múltiplas, a partilha de conhecimento entre o professor e o aluno, tornando o acto de ensinar e aprender, um momento rico e permeado de novas experiências." (Lisbôa, E.; Junior, J.; Coutinho, C., 2009:1767).
Avaliar não é uma tarefa fácil seja qual for a modalidade de ensino, presencial ou a distância. Em contextos online, a verificação da identidade dos alunos apresenta-se como uma das dificuldades no processo da avaliação das aprendizagens. No entanto, este obstáculo poderá ser ultrapassado ao estabelecer uma relação de conhecimento com cada aluno que leve à construção do seu “perfil”, possibilitando o reconhecimento das suas produções.
Para ajudar o professor a construir esse “perfil” e adquirir um maior grau de confiança na identidade de cada aluno, deve-se partir para uma prática de avaliação contínua através de uma diversificação de momentos, fontes, instrumentos e actividades cruzando informações (Gomes, 2009). Também, os critérios de avaliação devem ser discutidos entre docentes e discentes de forma interactiva, uma vez que, ao envolver o discente na avaliação está-se a criar condições para que ele melhore o seu processo de aprendizagem.
As estratégias e modalidades de avaliação adoptadas devem permitir a (auto) regulação das aprendizagens, mostrar evidências do percurso realizado e das competências desenvolvidas pelos alunos. Isto é possível recorrendo a fóruns de discussão, chats e elaboração de portefólios, que permitem uma construção crítica e reflexiva do conhecimento.
O professor deve acompanhar de perto o progresso dos seus alunos dando-lhes feedback da sua aprendizagem ao longo do curso, pois a finalidade da avaliação deve ser “ajudar o aluno a melhorar a sua aprendizagem incentivando-o a analisar o processo para melhorar o produto.” (Lisboa, E.; Junior, J.; Coutinho, C., 2009:1767). Por isso, a avaliação deve ser processual e não basear-se, apenas, numa prova, valorizando-se mais o processo do que o produto.
No chat o ensino/aprendizagem desencadeia-se num espaço parecido com a sala de aula tradicional, na medida em que, professor e alunos se encontram em simultâneo, numa hora combinada previamente. É um espaço para a construção de sentimentos de pertença, um espaço em tempo real, onde se constrói o conhecimento através de perguntas do professor entrepostas com respostas dos alunos. É uma forma síncrona de se expor os conteúdos e verificar se os conhecimentos foram adquiridos numa interpelação constante entre todos os envolvidos nesse processo (Silva, 2010). Utilizando esta interface, o professor pode, através da observação do modo como se exprimem os alunos e da apreciação do seu desempenho, fazer uma avaliação contínua e progressiva, dando feedback aos alunos das suas aprendizagens para que possam melhorar o seu produto.

Referências
Gomes, M. J. (2009). Problemáticas da avaliação em educação online. In P. Dias & A. J. Osório (Org.). Actas da Conferência Internacional de TIC na Educação: Challenges 2009. Braga: Universidade do Minho, pp. 1675-1693. Consultado em 29 de Janeiro de 2011, disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9420/1/Challenges-09-mjgomes.pdf
Lisbôa, E. S.; Junior, J. B. B.& Coutinho, C. P. (2009). Avaliação de Aprendizagens em Ambientes Online: O Contributo das Tecnologias Web 2.0. In P. Dias & A. J. Osório (Org). Actas da Conferência Internacional de TIC na Educação: Challenges 2009. Braga: Universidade do Minho, pp. 1765-1778. Consultado em 30 de Janeiro de 2011, disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9425/1/ao_049.pdf
Silva, M. (2010). Avaliação da Aprendizagem em cursos online. Consultado em 30 de Janeiro de 2011, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=S7uUd6afEYE

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PTE - Relatórios sobre a implementação

Foram divulgados hoje quatro relatórios sobre a implementação do Plano Tecnológico da Educação (PTE). Estes relatórios reflectem a visão dos alunos, professores e pais. Tenho feito parte da equipa PTE ao longo destes anos, por isso, confesso que até estou curiosa para ler estes relatórios. Gostava de saber qual a opinão das partes envolvidas, como veêm esles o PTE?

Partilho o link para quem quiser consultar. É só clicar aqui.

Site Ensino do Futuro:
http://www.ensinodofuturo.org/profiles/blogs/relatorios-sobre-plano

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Aprendizagem um acto social

A aprendizagem era efectuada de forma solitária, nos dias de hoje deve ser vista como um acto social, onde as palavras colaboração, partilha, cooperação, descoberta, criatividade são fundamentais para que haja a construção do conhecimento.
O vídeo que segue mostra, na minha opinião, quais os ingredientes essenciais para uma aprendizagem com sucesso na sociedade da informação.